segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Chuvas em Vila Velha


Chuvas deixam mais de 5.000 desalojados no ES



LEONARDO FÉDERcolaboração para a FolhaCRISTINA MORENO DE CASTROda Agência Folha
Mais de 5.000 pessoas já tiveram que deixar suas casas por causa de fortes chuvas no Espírito Santo. A cidade mais afetada pelos temporais é Vila Velha, próxima a Vitória. O número de desabrigados e desalojados, que era de 2.177 no fim de semana, passou para 5.343 depois que a Defesa Civil do Estado fez um levantamento mais abrangente em Vila Velha. Não há registros de mortos nem feridos pelas chuvas.

Vila Velha, cidade mais populosa do Estado, sofreu com a cheia do rio Jucu, que corta o município. Ele está pelo menos um metro acima de seu leito normal por causa das chuvas.
O canal Guaranhuns, que fica próximo de quatro bairros, também encheu e alagou as ruas da região. Só em Vila Velha já são 3.600 desalojados e 456 desabrigados, de acordo com o último levantamento de Adão da Cunha, coordenador da Defesa Civil municipal.
A prefeitura colocou cinco bombas hidráulicas para ajudar a esvaziar o canal de Guaranhuns. "Mas não dá para sentir o canal esvaziando ainda", disse Cunha.
Além de Vila Velha, ainda há nove cidades em situação de emergência no Espírito Santo --Pancas, Guarapari, Domingos Martins, Iconha, Baixo Guandu, Vargem Alta, Água Doce do Norte, Itapemirim e Marechal Floriano.
Nos últimos dias, chegou a fazer sol na região metropolitana de Vitória, a área mais atingida. Com o tempo mais estável, técnicos do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) puderam recuperar as rodovias mais afetadas pela queda de barreiras. Nesta segunda-feira não havia rodovias interditadas.
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de pancadas de chuva em todo o Estado pelo menos até a próxima quinta-feira (4).

Nenhum comentário: